Araguaína | Em meio ao domínio da tecnologia na infância, Festival de Pião promove intercâmbio de gerações - Atitude Tocantins
Araguaína | Em meio ao domínio da tecnologia na infância, Festival de Pião promove intercâmbio de gerações
Araguaina Cidades Destaques Esporte Notícias

Araguaína | Em meio ao domínio da tecnologia na infância, Festival de Pião promove intercâmbio de gerações

Araguaína | Em meio ao domínio da tecnologia na infância, Festival de Pião promove intercâmbio de gerações
Avalie esse post

Algumas crianças e adultos de Araguaína deixaram o celular de lado e ficaram off-line no sábado, 19, no Eco Parque Cimba para se divertirem em competição com tom de brincadeira do tempo de seus pais e avós. 

Por Mara Santos 

Uma competição divertida e cheia de nostalgia reuniu participantes de diferentes gerações na tarde do último sábado no Eco Parque Cimba. Foi o 1° Festival de Pião, promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento faz parte do projeto “O mundo lúdico do Parque Cimba”, iniciado em setembro e que segue até junho de 2020.

O momento que para alguns foi de relembrar a infância, para outros foi novidade e oportunidade de aprendizado. Na primeira modalidade disputada, Pião ao Círculo, houve até disputa entre pai e filho, com Arnaldo e Juan Carlos Gonçalves.

Foto: Leila Mel

“Gosto muito de jogar pião, aprendi há dois anos com meu pai e meu tio. Nós sempre jogamos juntos em casa”, comentou Juan Carlos, de 12 anos. A experiência falou mais alto e o pai, Arnaldo, levou o primeiro lugar na modalidade..

Na modalidade Manobras ao Ar, o primeiro colocado foi Fabiano Farias, que deu um show de habilidade com o brinquedo.

Oportunidade de negócios

O aposentado Antônio Miranda, morador do setor Santa Terezinha, ficou sabendo do festival e aproveitou para faturar uma renda extra vendendo piões que ele mesmo produziu. “Joguei muito pião na infância. No meu tempo, o pião era feito a facão, levava umas 9 horas para fabricar um só. Às vezes, ao final, o pião rachava e tinha que começar tudo de novo”, comentou.

Além de vender, o aposentado também participou da competição. “Estou na torcida por ele, vou treinar para também competir no próximo festival”, afirmou a esposa, dona Maria Gonçalves.

Antônio não deu muita sorte na competição e foi eliminado nas primeiras rodadas, mas não perdeu a animação e saiu bastante satisfeito. “Estou feliz, me diverti e consegui vender todos os meus piões”, finalizou.

Classificação
Modalidade Pião ao Círculo

1° lugar- Arnaldo Gonçalves
2° lugar – Ary  Nascimento
3° lugar – Fabiano Farias
4° lugar – Juan Carlos Gonçalves
5° lugar – André dos Anjos

Modalidade Manobras no Ar
1° lugar- Fabiano Farias
2° lugar – Blenner Barbosa
3° lugar – Eduardo Henrique
4° lugar – André dos Anjos
5° lugar – Juan Carlos

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *