Amigos do Rio preparam 14ª etapa de limpeza do Rio Tocantins em Peixe - Atitude Tocantins
Amigos do Rio preparam 14ª etapa de limpeza do Rio Tocantins em Peixe
Cidades Destaques Meio Ambiente Notícias Peixe

Amigos do Rio preparam 14ª etapa de limpeza do Rio Tocantins em Peixe

Amigos do Rio preparam 14ª etapa de limpeza do Rio Tocantins em Peixe
Avalie esse post

A 14ª Etapa do projeto Amigos do Rio acontecerá partir das 05h 30min. da manhã do dia 16 de junho com saída da rampa principal. “É um rio de beleza natural incomparável com águas cristalinas no qual recebe mais de 30 mil turistas durante a temporada de praia”, considerou a secretária de Meio Ambiente, Maria Luiza ao destacar a necessidade de parceiros para executar mais uma vez o projeto Amigos do Rio que acontecerá durante a culminância da programação da Semana do Meio Ambiente.

por Wesley Silas

Parafraseando a frase do filósofo pré-socrático, Heráclito de Éfeso: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou”.

No caso das água correntes e transparentes do Rio Tocantins no município de Peixe, o cenário pode mudar não apenas no sentido filosófico, mas na questão existencial devido ao descuido da sua conservação pelo homem que usa as águas para se divertir e em troca destruí a mata ciliar, promove pesca predatória e deixa todos os anos toneladas de lixos nas ribanceiras e nas ilhas.  

Para sensibilizar sobre a importância do usos sustentável do rio e ao mesmo tempo promover a limpeza das suas margens foi criado o projeto Amigos do Rio.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Maria Luiza, a execução do projeto envolve centenas de pessoas que moram em Gurupi, Peixe e outros municípios da região que percorrem de barco um trajeto de 30 km extraindo lixos como garrafas pet, plásticos e carcaças enferrujadas de fogões, micro-ondas e geladeira.  

“Em cada limpeza que fazemos tiramos em média 5 ton. de lixo. É um projeto muito importante para mantermos o rio Tocantins limpo em uma cidade em que se encontra o terceiro maio arquipélago de ilhas fluviais de água doce do mundo que é o Tropeço. É um rio de beleza natural incomparável com águas cristalinas que recebe mais de 30 mil turistas durante a temporada de praia no mês de julho”, disse a secretária de Meio Ambiente.

Ela informou que o projeto também faz parte das ações em comemoração da Semana do Meio Ambiente em Peixe.

“O projeto Amigos do Rio acontecerá em culminância a semana do meio Ambiente na qual comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 05 de junho”, disse.

Para participar do projeto a Prefeitura de Peixe disponibilizou o telefone (63) 3356-2165. A limpeza das margens do Rio será dividida em duas equipes.

“Em cada limpeza que fazemos tiramos em média 5 ton. de lixo. O projeto Amigos do Rio acontecerá em culminância a semana do meio Ambiente na qual comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 05 de junho.

O projeto Amigos do Rio é realizado pela Prefeitura Municipal de Peixe por meio da Secretaria de Meio Ambiente e tem o apoio da Enerpeixe, Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) e Beco do Pescador.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *