Adriana Aguiar apresenta balanço da gestão no Governo Mauro Carlesse - Atitude Tocantins
Adriana Aguiar apresenta balanço da gestão no Governo Mauro Carlesse
Destaques Estado Notícias

Adriana Aguiar apresenta balanço da gestão no Governo Mauro Carlesse

Adriana Aguiar apresenta balanço da gestão no Governo Mauro Carlesse
Avalie esse post

Apesar dos poucos dias que secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, esteve conduzindo o cargo, ela citou avanços na gestão como exemplo como homologações para construção e reforma de escolas, repasse do valor mensal do transporte e alimentação escolar, pagamento de diárias, pagamentos de emendas parlamentares, instalação de biblioteca, reorganização dos setores com foco na economicidade da gestão, com servidores efetivos à frente dos setores.  

por Redação

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, apresentou nesta sexta-feira, 6, o balanço com as principais ações realizadas pela pasta durante a gestão do Governo Mauro Carlesse. Conforme Adriana Aguiar, contribuir com o desenvolvimento da Educação é uma forma de cumprir o propósito que assumiu com o governador Mauro Carlesse de investir na educação sem medir esforços. 
Entre os avanços destacados pela secretária estão as homologações para construção e reforma de escolas, repasse do valor mensal do transporte e alimentação escolar, pagamento de diárias, pagamentos de emendas parlamentares, instalação de biblioteca, reorganização dos setores com foco na economicidade da gestão, com servidores efetivos à frente dos setores.  Adriana Aguiar salientou que “mesmo em pouco tempo, muitas ações foram realizadas em prol de melhorar a Educação do Tocantins por meio do incentivo aos alunos e servidores”. 
Professora Adriana Aguiar com o Secretário de Saúde, Renato Jaime, o Governador Mauro Carlesse e o chefe da Casa Civil, Rolf Vidal
Após visita da equipe da Superintendência de Administração Infraestrutura e Finanças à Escola Estadual Maria dos Reis, a titular da Seduc assinou a homologação da licitação para construir cinco salas de aula na unidade escolar do Jardim Taquari, em Palmas; homologação da licitação para a construção de refeitórios nas Escolas Darcy Marinho, em Tocantinópolis; Escola Estadual Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema; Escola Estadual Oquerlina Torres, em Guaraí. Todas as unidades são em tempo integral e fazem parte do Programa Jovem em Ação. 
Foi homologada também a licitação para reforma e ampliação da  Escola Estadual Lacerdino de Oliveira Campos, em Colinas; Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda, em Guaraí; Escola Estadual Ana Maria de Jesus, em Alvorada; Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Paraíso do Tocantins; Colégio Estadual Conceição Brito, em Fátima.
No setor financeiro, a gestora efetuou o pagamento da parcela mensal relacionada ao transporte escolar para os municípios. Assim, ao colocar em dias o pagamento, a Educação restabeleceu a parceria com o Poder Executivo municipal. As 515 escolas da rede estadual receberam também a parcela referente ao mês de abril sobre a alimentação escolar. Além disso, foi efetuado o pagamento de diárias aos servidores e três emendas parlamentares. 
A secretária autorizou a instalação de uma biblioteca para os servidores com cerca de 8 mil livros científicos e literários que estavam empilhados. Deu continuidade as ações positivas com foco na celeridade, economicidade e integração dos setores da Pasta; manutenção e valorização dos servidores em seus cargos e funções, com responsabilidade e compromisso na Gestão Pública; e a reorganização dos setores, promovendo maior integração entre as etapas da educação básica e dos programas educacionais. 
A equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Educação definiu aspectos da Supervisão Pedagógica e o ciclo de acompanhamento das formações em todas as unidades escolares da Capital.  A gestora participou de uma reunião pedagógica com membros municipais e estaduais para definição do cronograma e estrutura da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
Com foco na valorização do servidor e incentivo a práticas de atividades físicas, a titular da Seduc autorizou a oferta de aulas de ginástica funcional e hidroginástica, que acontecerão gratuitamente na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso em Palmas. 
Adriana Aguiar destacou recebeu a Seduc com um orçamento previsto de R$ 1.390.409.914,00, dos quais, conforme o quadro de pessoal atual, teria um custo de R$ 980.593.336,00. Apenas na sede administrativa da pasta estavam lotados 920 funcionários. A gestão reduziu em 38,57% os custos com a Folha de Pagamento da sede da Secretaria, com preservação dos quadros de funcionários efetivos à frente dos cargos de direção e assessoramento, uma vez que quase todos os cargos de superintendentes, diretores e gerentes foram ocupados por servidores efetivos. O quadro de pessoal das escolas e Diretorias Regionais de Ensino (DREs) foi mantido.
Pronatec
Para promover o desenvolvimento e fomentar a economia com jovens qualificados para o mercado de trabalho, foi lançado o edital do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) com seleção prevista para cerca de 106 profissionais para ministrar cursos profissionalizantes a mais de 900 cursistas, que poderão se profissionalizar em Informática para internet; Cooperativismo; Técnico em computação gráfica; Técnico em rede de computadores; Técnico em desenvolvimento de sistemas; Técnico em programação de jogos digitais; Técnico em meio ambiente; Técnico em manutenção e suporte de informática. 
Além dos novos cursos que serão ofertados pelo Pronatec, a gestora autorizou o pagamento salarial para 48 professores e 120 alunos bolsistas dos cursos que se encontram em funcionamento.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *